Talento Volkswagen Design
Bem-vindo ao Talento Volkswagen Design: Ícones!
Esse ano, o Talento Volkswagen completa 25 anos promovendo a criatividade e inovação no Design. Nessa edição, o tema não podia ser diferente: os modelos icônicos da Volkswagen no Brasil.
O processo seletivo faz parte da celebração dos 70 anos da Volkswagen no país e incentiva os jovens designers conectados e visionários a reinterpretar nossos ícones automotivos em uma abordagem inovadora e moderna.
Ícones Volkswagen
A marca Volkswagen no Brasil possui uma conexão emocional profunda com seus clientes, que vai além da relação de consumidor e produto. A Volkswagen conquistou um lugar especial nos corações dos brasileiros ao longo dos anos, tornando-se uma parte importante de suas histórias de vida.
Os veículos icônicos, como o Fusca, a Kombi e o Gol, são mais do que meios de transporte - eles representam momentos inesquecíveis, aventuras compartilhadas e uma identidade cultural que se entrelaça com a essência do povo brasileiro.
Conheça os vencedores
Confira abaixo o cronograma do Talento Volkswagen Design 2023
Shape Design
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualização da galeria.
O time de Shape é responsável pelo desenvolvimento de design do exterior e interior do veículo, aliando proporção, forma e função. A atividade de Shape Designer utiliza diferentes ferramentas para conceber suas ideias, como “sketches” à mão, ilustrações digitais, modelagens 3D e modelos físicos em argila, seguindo diretrizes pré-estabelecidas pelo package do projeto.
Seu desafio nesta categoria é criar um novo veículo inspirado em um dos modelos icônicos da Volkswagen. Reinterprete as silhuetas clássicas, proporções únicas e detalhes icônicos que ganharão nova vida em seu projeto. Lembre-se de considerar a aerodinâmica, a funcionalidade e a estética ao desenvolver seu projeto. Surpreenda-nos com um design que seja ao mesmo tempo icônico e atemporal.
Conheça os vencedores
Color & Trim
O designer de Color & Trim atua definindo as cores e revestimentos interiores e exteriores de um veículo a fim de dar caráter e personalidade às formas criadas pelo time de Shape Design.
Nesta categoria, seu desafio é reimaginar a paleta de cores, materiais e acabamentos utilizados no interior e exterior de um veículo, inspirado pelos ícones Volkswagen.
Explore combinações de cores ousadas, materiais inovadores e texturas que agreguem valor estético e sensorial ao veículo. Não esqueça de levar em consideração também a personalidade do modelo e as tendências atuais de design, criando uma experiência visual e tátil única para o motorista e os passageiros.
Conheça os vencedores
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualização da galeria.
Design de experiência (UX/UI)
*Caso esteja usando um smartphone, vire o dispositivo na horizontal para uma melhor experiência de navegação e visualização da galeria.
O Design de Experiência e Interface tem como principal função analisar e simplificar a experiência das pessoas na utilização dos sistemas e interfaces presentes nos veículos.
O foco é que a interação de motoristas e passageiros com os recursos e funcionalidades do sistema seja intuitiva, segura, fácil e agradável, considerando aspectos como a disposição dos controles, facilidade de uso e a clareza das informações apresentadas.
Além disso, há também uma atuação em soluções digitais associadas ao carro, garantindo uma experiência consistente e fluida em diferentes plataformas digitais.
Convidamos os estudantes a buscarem inspiração nos ícones da marca para o projeto de novas interfaces que incorporem elementos nostálgicos da herança de ícones da Volkswagen, e ao mesmo tempo ofereçam uma experiência excepcional e intuitiva.
Conheça os vencedores
Quem já participou...
“O Talento Volkswagen é a porta de entrada. Oportunidade preciosa para quem quer ingressar na indústria automobilística como Designer.
Foi assim para mim e para grande parte dos Designers brasileiros que estão trabalhando em diversas montadoras ou estúdios mundo afora.
Além disso, ter acesso (físico) a uma área tão restrita como é o Estúdio de Design de uma companhia, é certamente muito enriquecedor.”
Felipe Montoya, Shape Designer
Participou do Talento Volkswagen 2006
“O Talento é definitivamente uma grande oportunidade para todos os estudantes brasileiros.
São poucos os concursos de design no Brasil, no qual você pode ter uma troca rica e com Feedback diretamente dos designers da empresa.
Há 10 anos atrás estava participando do concurso e foi uma das melhores decisões da minha vida e carreira. Deste processo, levo comigo até hoje grandes amizades e a certeza que sigo aprendendo com todos os estudantes e profissionais que conheci.
A abertura da empresa, participação do estudante, diálogo e desenvolvimento com certeza é enriquecedora para ambos os lados.”
Milene Kazama, Color & Trim Designer
Participou do Talento Volkswagen 2013
“O Talento Volkswagen é um processo onde você aprende em todas as etapas. A oportunidade de troca com profissionais do estúdio é muito valiosa para o início da carreira no design.
Ter feito parte do Talento enriqueceu minha visão sobre o valor de me desenvolver considerando diversos pontos de vista sobre o meu trabalho.”
Marcelo Pereira, UX/UI Designer
Participou do Talento Volkswagen 2011